Olá, Viajantes.
Parece uma ilha caribenha, não é mesmo? Mas na verdade esse belo cenário fica a poucas horas da cidade do Rio de Janeiro.
Ilha Grande fica localizada na Costa Verde, uma faixa de terra que vai do litoral sul do Rio de Janeiro até o norte do litoral de São Paulo.
Ela recebe esse nome por ainda abrigar uma extensa área verde da Mata Atlântica repleta de trilhas, cachoeiras e vistas de tirar o fôlego.
Uma ilha em Angra dos Reis que, com a mistura do verde da Mata Atlântica e do azul do mar, conquistou o título de patrimônio nacional pela constituição e de patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.
Por essas e outras razões que você irá ler nesse artigo, a Ilha Grande é uma excelente escolha para quem gosta de contato direto com a natureza.
Se você gosta de receber dicas de viagens, roteiros e destinos para aproveitar as férias ou o final de semana, acompanhe o nosso blog.
Qual é a história da Ilha Grande?
Os povos originários da tribo dos tamoios já habitavam a ilha desde os primórdios da chegada dos portugueses. Houve combates entre os aliados tamoios e franceses contra tupiniquins e portugueses.
Durante todo o século XVI, as tribos dos tamoios resistiram à colonização portuguesa, contando com apoio francês.
Com a consolidação da ocupação portuguesa nos séculos posteriores, a região de Ilha Grande se consolidaria como uma grande produtora de café e como um porto recebedor de escravizados.
No século XIX, o Imperador Dom Pedro II comprou uma fazenda na ilha – a Fazenda do Holandês, onde foi construído um Lazareto para triagem e quarentena de passageiros que chegassem ao Brasil com cólera.
Foram feitas obras para abastecer o lazareto de água, desviando o córrego do Abraão e construindo uma barragem e um aqueduto. O Aqueduto do Abraão é o monumento de maior importância histórica da Ilha Grande.
Já no século XX, o lazareto foi transformado em um presídio de segurança máxima – o Instituto Cândido Mendes, palco de muitos acontecimentos históricos.
Na virada do século XX para o século XXI, a desativação do presídio dá início ao desenvolvimento do turismo, que só cresce desde então.
Após a implosão do presídio em 1994, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro obteve o direito de cessão da área e ali criou o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.
Diversas medidas foram tomadas nesse processo para preservar a ilha, como a criação de reservas biológicas para assegurar a preservação ambiental da área, o que inclui espécies de fauna e flora raras.
Hoje em dia é um destino certo para os amantes da natureza como um todo, pois reúne vida marinha abundantes e diversas trilhas e cachoeiras.
A ilha é parte da Área de Proteção Ambiental dos Tamoios (APA) e da Reserva Biológica da Praia do Sul. Essas iniciativas garantem a proteção de cerca de 80% do território da ilha, o que inclui mangues, praias, mananciais e vegetações intactas, apesar do turismo.
Onde fica a Ilha Grande?
Ilha Grande se encontra no município carioca de Angra dos Reis. A ilha está a 150km da cidade do Rio de Janeiro e a 400km de São Paulo.
A ilha possui 193km² de extensão e conta com mais de 100 praias e ilhotas que podem ser visitadas de barco.
A principal região da ilha é a Vila do Abraão, onde se encontra toda a infraestrutura básica da cidade, o que inclui mercados, posto de saúde, pousadas e o porto que liga a ilha ao continente.
Como chegar em Ilha Grande?
A única forma de chegar à ilha é de barco. Não é permitida a circulação de automóveis na ilha. Os principais acessos marítimos são a partir de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí.
Para quem sai do Rio de Janeiro, a melhor opção é Conceição do Jacareí, já para os paulistas, é mais vantajoso acessar a ilha por Angra dos Reis.
Se você for de carro, há, no entorno dos portos, diversas opções de estacionamento para você deixar o carro.
A travessia ocorre diariamente das 8h às 17h e o bilhete por pessoa custa em média 100 reais por trajeto. O tempo de viagem depende do tipo de embarcação, mas varia de 30 minutos a 1 hora.
Qual a melhor época para ir para Ilha Grande?
Assim como toda a região da Costa Verde, o clima de Ilha Grande é caracterizado pelo alto volume de chuvas durante todo o ano.
Agora pense. Verão, férias escolares e viagem para Ilha Grande. Pode parecer um cenário ideal, mas não se engane com as aparências.
O verão é a pior época para ir a Ilha Grande – apesar das temperaturas altas, o verão em Ilha Grande é bastante chuvoso, com precipitações acima de 200mm todos os meses, de dezembro a março. Pode ocorrer, inclusive, de o fornecimento de energia na Ilha ser interrompido devido às fortes chuvas.
Ademais, na alta temporada em Ilha Grande, há superlotação de praias e acomodações, o que faz os preços dispararem.
A melhor época para ir a Ilha Grande – e por melhor, entende-se o período em que menos chove, pois em Ilha Grande o tempo é bastante instável – é de abril a agosto.
Nesse período de início do outono, as temperaturas ficam mais altas e você terá menos chance de chuva durante a viagem.
Então, se você puder programar as datas da sua próxima viagem para Ilha Grande, os meses entre abril e julho são ideais para que você desfrute o melhor de Ilha Grande.
A Ilha fica mais vazia nestes meses do ano e você poderá desfrutar de praias menos tumultuadas e preços mais vantajosos em restaurantes e hospedagens.
Leve também uma roupa de frio, pois, como dito anteriormente, o clima em Ilha Grande é instável. Uma frente fria pode passar à noite e derrubar a temperatura para abaixo de 20º.
Os outros meses do ano são caracterizados pela volta da chuva, embora não tão forte quanto no verão. Normalmente, ocorrem rápidas pancadas de chuva no final do dia e a temperatura fica ligeiramente baixa, com uma média de 23ºC.
Onde se hospedar em Ilha Grande?
Caso você esteja indo no espírito aventureiro, o albergue Marlin Hostel pode ser uma excelente pedida. É a opção mais procurada dentre os albergues da região.
A Pousada Casablanca é super bem localizada e tem um excelente custo-benefício para aqueles que preferem um quarto exclusivo.
A Pousada Manacá fica na frente da praia e é mais afastada do agito do centro, o que a deixa mais calma e tranquila.
Quanto tempo ficar em Ilha Grande?
Para aproveitar o melhor que a ilha tem a oferecer, aconselhamos que você fique ao menos quatro noites hospedado na ilha. Assim, você pode curtir um pouco de tudo, conhecendo pontos turísticos, fazendo passeios de barco e muito mais.
O que fazer em Ilha Grande?
Chegamos à parte mais importante desse texto. Afinal de contas, no meio de tantas praias, trilhas extensas, cachoeiras e vidas marinhas, o que fazer para aproveitar ao máximo?
Como na ilha a circulação de carros é proibida, você ou terá que fazer tudo a pé ou de barco e, inevitavelmente, você contratará uma agência de viagens para te guiar.
Lagoa Azul e Lagoa Verde:
São piscinas naturais cercadas por pequenas ilhas. É um lugar lindo que conta com águas transparentes e calmas, além de peixinhos, tartarugas e animais marinhos.
O acesso à Lagoa Azul é feito de barco e é um passeio super popular que está sempre cheio. Encontre seu espaço para mergulhar e seja feliz!
A Lagoa Verde não é tão badalada quanto à azul, mas ela não perde nada em beleza para a outra. A região é repleta de corais esverdeados que não se encontram em qualquer lugar do mundo.
Praia de Lopes Mendes:
É considerada a praia mais bonita da ilha, já tendo sido eleita uma das mais bonitas do mundo, perdendo apenas para a praia do Sancho em Fernando de Noronha.
É uma praia bastante visitada e muito grande, então é fácil achar um espaço para se acomodar.
O local não tem muita infraestrutura, então é melhor que você leve seu lanche e muita água.
Essa praia é o point dos surfistas da Ilha Grande. Mas há uma divisão de espaços em que o canto esquerdo da praia fica reservado apenas para banhistas.
Praia do Aventureiro:
É o lugar mais paradisíaco da ilha e um grande ícone dos cartões postais da cidade. Ela fica em uma área de proteção ambiental e também não tem muita estrutura.
É uma pequena vila de pescadores, com pouco mais de 100 habitantes.
O famoso coqueiro deitado, símbolo dos cartões postais, se encontra nessa praia.
Passeios de barco
É o meio de transporte mais rápido e prático para explorar a ilha. Se você tem pouco tempo para aproveitar a ilha, é recomendado que você faça pelo menos um passeio.
Os passeios duram o dia todo, saindo bem cedo e voltando após o pôr do sol. Os valores têm uma média de 150 reais, dependendo da temporada.
O passeio mais recomendado a se fazer é, sem dúvidas, o “Volta Ilha”. É o mais completo, passando pelo mar aberto em praias oceânicas e fazendo paradas nas praias do Aventureiro, Parnaioca, Caxadaçi, Meros, Lagoa Verde e Pria de Fora.
Presídio Cândido Mendes:
O presídio que funcionou dos anos 1903 aos anos 1994 ainda possui ruínas e um Museu do Cárcere que podem ser visitados.
Trilhas em Ilha Grande:
Oficialmente, há 16 trilhas numeradas e sinalizadas. No site da Ilha Grande (www.ilhagrande.com.br) é possível ver detalhes das trilhas e planejar o seu roteiro.
A T01 é uma trilha pequena que você consegue fazer facilmente para conhecer a praia da Júlia, da Bica, Comprida, da Crena e Abraãozinho.
Para os que tem espírito aventureiro e muita disposição, a T13 (Abraão – Pico do Papagaio) vale a visita. No topo, é possível ter uma vista 360º da ilha.
É fundamental, no entanto, que você contrate um guia, pois a trilha é considerada difícil, com matas fechadas, inclinação e, por vezes, faltam demarcações no trajeto.
O trajeto até o topo dura 3 horas e muitas agências oferecem saídas noturnas para ver o sol nascer lá de cima.
Cachoeira da Feiticeira:
É a mais famosa da ilha e possui uma trilha de 1h30 até a cachoeira. O caminho é bem sinalizado e o nível da trilha é moderado.
A queda d’água tem 15 metros de altura. Não é uma queda enorme, mas é bom o suficiente para dar uma refrescada após a caminhada.
Mergulhos:
Ilha Grande é um dos grandes pontos de mergulho no Brasil.
Com tantas praias lindas, mar limpo e cristalino e extensa vegetação e animais marinhos, o mergulho não pode ficar de fora!
É na Ilha Grande que se encontra uma das maiores concentrações de naufrágios do mundo, se considerarmos que a maioria deles são galeões europeus que naufragaram entre os séculos XVI e XIX.
Os mergulho que merecem destaque são o mergulho no naufrágio do navio Pinguino, do vapor Califórnia, do helicóptero laje do Matariz e a ilha de Jorge Grego, em frente a Dois Rio e Lopes Mendes.
Gruta do Acaiá
As grutas da ilha também merecem a visita e, dentre todas elas, a Gruta do Acaiá é a que mais chama a atenção do público.
Ela é diferente. Trata-se de uma caverna abaixo do nível do mar com uma piscina subterrânea que deixa a água com uma cor fluorescente devido à incidência da luz.
A gruta fica localizada perto da Praia Vermelha e possui uma trilha de aproximadamente 2km. A entrada custa 20 reais por pessoa.
O lugar é bem apertado e escuro, portanto se você não se sente confortável com ambientes fechados, não vá!
Qual o custo para ir para Ilha Grande?
Assim como a maioria dos destinos paradisíacos, Ilha Grande é um destino caro, ainda que você vá na baixa temporada.
Os custos com hospedagem, alimentação e passeios se compara e muitas vezes até supera os custos de Búzios.
A média de preço das pousadas é de 250 reais e as refeições para duas pessoas custam a partir de 80 reais. Você pode comer mais barato se optar por lanches e porções.
Dicas para você aproveitar o melhor de Ilha Grande:
Leve dinheiro físico: não existe caixa eletrônico lá. A maior parte dos estabelecimentos aceita cartão, mas é sempre bom ter o dinheiro em mãos.
Leve lanches: alguns passeios duram o dia inteiro e as opções longe da Vila do Abraão são limitadas e caras.
Internet na ilha: a internet é bem fraca, principalmente quando a ilha está cheia.
Evite malas de rodinha: o percurso ate as pousadas é de terra batida. Leve isso em consideração ao arrumar a mala e ao pensar na roupa que vai chegar lá.
Planeje seu roteiro com antecedência: a ilha é enorme e tem muitas opções de praias, trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, mergulho, etc, que você pode ficar perdido. Planeje seu roteiro para não perder tempo pensando na logística.
Conclusão:
De um lado o intenso verde da Mata Atlântica, de outro o azul florescente do mar. Ilha Grande é um lugar mágico e encantador, com uma energia única que conquista todos os visitantes.
A ilha reúne praias paradisíacas e uma vegetação preservada. O lugar é repleto de pousadas, hotéis e camping, além de restaurantes, agências de turismo e lojinhas de souvenirs.
Se você for a Ilha Grande, nós recomendamos um mínimo de 4 dias para você aproveitar todas as belezas da ilha.
Lembre-se, quando estiver indo para Ilha Grande, de deixar os problemas no continente e viver intensamente cada momento que a ilha pode te proporcionar.
Caso você queira saber mais sobre roteiros e passeios para Ilha Grande, entre em contato conosco que nós iremos ajudar você a fazer a melhor viagem da sua vida.
Se gostou desse conteúdo, compartilhe com amigos e familiares que gostam de desfrutar do contato com a natureza.
Comments